Programas Acadêmicos

A Uniara estabeleceu parcerias com as maiores empresas de Tecnologia de Informação e Engenharia do mundo visando a proporcionar uma experiência de aprendizado diferenciada aos nossos alunos.

IBM Academic Initiative

O IBM Academic Initiative é um programa acadêmico criado pela IBM, direcionada a instituições de ensino superior e cursos técnicos. Após passar pelo processo de filiação, as IES contam com:

A Uniara é filiada ao IBM desde 2008 e, desde então, disponibiliza estes benefícios aos seus alunos. Para informações adicionais sobre o IBM Academic Initiative acesse http://www.ibm.com/br/university/.

Centro de Certificação ISTQB (www.istqb.org)

O International Software Testing Qualification Board (ISTQB) é uma organização sem fins lucrativos estabelecida na Bélgica. Seu site na internet é o http://www.istqb.org e, e de acordo com as informações disponibilizadas no mesmo, a missão desta organização é:

O ISTQB já certificou mais de 150.000 testadores de software no mundo todo. As certificações não expiram e possuem validade e são reconhecidas internacionalmente.

Os programas de certificação estão organizados da seguinte forma:

  1. Certified Tester Foundational Level - Trata-se da certificação de nível fundamental destinado a qualquer pessoa envolvida em testes de software. Isto inclui as pessoas em papéis como Testadores, Analistas de Testes, Engenheiros de Testes, Consultores de Teste, Gerentes de Teste, Aceitação e Desenvolvedores de Software.
  2. Certified Tester Advanced Level - Trata-se da certificação de nível avançado do ISTQB destinado a pessoas que possuam experiência em suas carreiras de teste de software. Isto inclui pessoas em papéis como: Testadores, Analistas de Testes, Engenheiros de Testes, Consultores de Teste, Gerentes de Teste, Aceitação do Usuário e Desenvolvedores de Software.

O ISTQB possui 47 membros mundialmente. Dentre eles, figura o Brazilian Software Testing Qualification Board (BSTQB), representado pela Associação Brasileira de Melhoria de TI.

A Uniara é um parceiro educacional certificado pela ABRAMTI, conforme pode ser verificado em http://www.abramti.org.br/?q=parceiros_academicos.

Os papéis da Uniara nesta parceria são:

  1. Difundir os princípios e valores do ISTQB e incentivar a capacitação e certificação de profissionais que atuam na carreira de testes e qualidade de software;
  2. Disponibilizar infraestrutura necessária para realização de treinamentos preparatórios para os programas de certificação;
  3. Disponibilizar docentes capacitados e atuantes na área de Engenharia de Software para atuarem como instrutores e examinadores quando ocorrem os exames de certificação do ISTQB/BSTQB.

As informações aqui disponibilizadas foram obtidas em http://www.istqb.org, http://www.bstqb.org.br e http://www.bstqb.org.br/uploads/docs/guiadocandidato.pdf.

Xilinx University Program (XUP)

O Xilinx University Program (XUP) é um programa acadêmico no qual instituições de ensino superior se aplicam e passam por um processo de seleção e filiação que envolve a submissão de documentos e a aquisição de kits didáticos. Em contra partida, a empresa Xilinx disponibiliza materiais didáticos e kits a preços mais baixos, além de palestras e workshops de capacitação para docentes e alunos.

A Uniara é filiada ao XUP desde 2007, quando foram adquiridos os primeiros kits didáticos para o desenvolvimento de projetos, utilizando as tecnologias conhecidas como FPGAs (Field Programmable Gate Arrays) e CPLDs (Complex Programmable Logic Device) para disciplinas profissionalizantes do curso. Para mais informações acesse http://www.xilinx.com/university/.

Apple iOS Developer University Program

O Apple iOS Developer University Program é um programa acadêmico criado pela Apple, direcionada a instituições de ensino superior que ofereçam cursos de graduação. Após passar pelo processo de filiação as IES contam com materiais didáticos e ferramentas de desenvolvimento para a criação de softwares e jogos para as plataformas Apple como iMac, iPhone, iPad e iPod.

A Uniara se filiou ao programa em 2009 e desde então disponibiliza estes benefícios aos seus alunos. Para mais informações acesse https://developer.apple.com/programs/ios/university/.