Parceria CIUS-Secretaria Municipal de Saúde-Hospit

a) Uma parceria CIUS-Secretaria Municipal de Saúde-Laboratório de Análises Clínicas da Santa Casa é a representada pelo Projeto Laboratório nos Bairros. O Projeto prevê a coleta de material para exames nos 14 Postos de Municipais de Saúde que estão sediados em diferentes bairros. Os alunos do Curso de Biomedicina, acompanhados por um professor, vão aos Postos de Saúde dos bairros, colhem o material para exame, trazem para o Laboratório e depois levam os resultados aos pacientes nos Postos de Saúde nos bairros;

b) Outra parceria é a representada pelo Laboratório de Citogenética. O Laboratório de Citogenética é um projeto do Prof. Dr. Valter Curi Rodrigues, Coordenador da CIUS, cujas montagem e efetivação foram possíveis com o apoio da Usina Santa Cruz. O objetivo do Laboratório de Citogenética é realizar o exame de cariótipo para a identificação e classificação dos cromossomos humanos, tanto em número como em estrutura dos pacientes com suspeita de aberrações cromossômicas.

Pela parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Santa Casa, a Prefeitura cobre os gastos com o material de consumo do Laboratório de Citogenética. Para o hospital Santa Casa, os exames são feitos com esse material adquirido com os recursos da Prefeitura. Sendo este o único Laboratório de Citogenética da região coberta pela DIR VII, os exame beneficiam pacientes S.U.S, paciente conveniados aos planos de Saúde, Unimed e Santa Casa, e através de convênios com as secretarias de Saúde de Matão, Américo Brasiliense e Rincão, também pacientes de clínicas particulares. Ainda são atendidos os pacientes envolvidos no projeto de pesquisa ora em desenvolvimento pela CIUS e intitulado "A Criança com Comprometimento de Crescimento e Desenvolvimento: Um Enfoque Interdisciplinar".

Para seu funcionamento a partir de maio de 2005, foi contratada pela Uniara a bióloga Renata de Aquino, experiente em genética molecular por seu trabalho na FUNDECITRUS, e também experiente em genética humana, com Especialização em Citogenética pela USP de Ribeirão Preto. O Laboratório está ligado, hoje, ao Curso de Biomedicina.

Já foram feitas cerca de 2 centenas de exames de careotipagem. O encaminhamento se dá da seguinte forma: 1): o médico Dr. Valter Curi Rodrigues é chamado ao hospital para avaliação de nascituros com suspeita de malformações. 2) Os casos que cabem são submetidos ao exame de careotipagem. 3) Os resultados dos exames oferecem diagnósticos que tanto orientam intervenções (medicamentos, cirurgias, acompanhamento), como não intervenções.

Até o presente momento, todos os objetivos foram alcançados, uma vez que este tipo de exame complementa o diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Alguns resultados obtidos no trabalho do Laboratório de Citogenética Uniara: detecção de pacientes sindrômicos com Síndrome de Down, Síndrome de Turner, Síndrome de Patau, Síndrome cromossomo 17, Síndrome de Eduard; Deleção 4p, Síndrome de Klinefelter, Deleção 3p-, Deleção 6p;

c) Projeto de Atendimento aos Obesos Mórbidos
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, os alunos do Curso de Nutrição atuam no Projeto de Atendimento aos Obesos Mórbidos. Trata-se de pacientes obesos mórbidos atendidos pela Secretaria da Saúde que passarão pela cirurgia para redução do estômago e que recebem orientações na Cozinha Experimental da Uniara, aprendendo a preparar doces e salgados em diferentes consistências, indicadas para cada etapa do pós-operatório;

A dieta inclui quatro estágios: líquidos claros, em que somente é permitida a ingestão de chás e sucos coados; líquida completa, com adição de leite, mingau e caldo de sopa; pastosa, com papa de leite com pão sem casca e papa de frango desfiado ao molho; e dieta branda, que permite o acréscimo de carne, como frango desfiado, carne moída ao molho e legumes cozidos. O tempo de duração de cada etapa varia de um paciente para o outro;

d) Atendimento Clínico-nutricional a Adultos Portadores de Patologias
Professores e alunos do curso de Nutrição da Uniara oferecem atendimento clínico-nutricional na Clínica CIUS a adultos portadores de patologias, como hipertensão arterial, obesidade, subnutrição, diabetes e taxas elevadas de colesterol e triglicérides no sangue. Os pacientes são encaminhados pelos médicos da rede pública de saúde à Clínica Integrada de Saúde da Uniara, onde recebem orientação sobre a alimentação adequada para cada tipo de patologia.

Os atendimentos são individuais. O primeiro procedimento é a avaliação do paciente, em que são verificados o peso, altura, hábitos alimentares, preferências e frequência alimentar e histórico pessoal e familiar de doenças. Em seguida, é prescrita a orientação dietética e marcado retorno, cuja frequência varia de acordo com a necessidade e a evolução do paciente.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N