Eventos

Ciclo de Estudos em Design Digital e Jogos Digitais

Ciclo de Estudos em Design Digital e Jogos Digitais

Apresentação

A Universidade de Araraquara - Uniara realiza o Ciclo de Estudos em Design Digital e Jogos Digitais, promovido pelos cursos de Design Digital e Jogos Digitais da Instituição. O ciclo conta com palestras e workshops com profissionais da área, além de promover uma visita técnica ao Unity Developer Day Brasil, em São Paulo.

Os interessados poderão se inscrever até 10 de novembro. O evento acontecerá na Unidade I da Uniara, de 13 a 17 de novembro de 2017.

Confira a programação para obter mais informações e participe!

13 de novembro - Segunda-feira

Horário: 19h00 - 20h20

Palestra: Desafios de um Empreendedor no Brasil
com Tales Sampaio

Local: Auditório José Araújo Quirino dos Santos - Auditório Principal (Uniara - Unidade I)

Sobre o palestrante

Tales Sampaio é programador, modelador 3D, animador e co-fundador da Grumpy Panda Studios. Formado em Sistemas de Informação pela USP de São Carlos, criou sua empresa nos últimos anos de faculdade, trabalhando no jogo Grand Shooter, lançado no final do ano de 2016 e que já possui cerca de 1 milhão de downloads.

Resumo da palestra

Uma história de um ex-aluno do curso de Sistemas de Informação, que decidiu criar a própria empresa durante a faculdade, focando em dicas para os alunos que pretendem empreender durante o curso. A palestra também mostrará um pouco como funciona o desenvolvimento de jogos utilizando o Unity e o Blender.

 

Horário: 20h20 - 22h00

Palestra: Uma Visão de Mercado sobre UX/UI para Construção de Novas Soluções Tecnológicas
com Tiago Gaspar

Local: Auditório José Araújo Quirino dos Santos - Auditório Principal (Uniara - Unidade I)

Sobre o palestrante

Com formação na área da Computação, Tiago Gaspar é profissional em desenvolvimento de software para Web com mais de 13 anos de experiência. Trabalha há 8 anos com as plataformas iOS (iPhone/iPad/iPod) e Android (Smartphones/Tablets), participando do desenvolvimento de diversas aplicações para clientes nacionais e internacionais. É sócio e CEO da TokenLab Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, atuando na gerência de projetos e no comercial.

14 de novembro - Terça-feira

Horário: 09h30 - 17h30*

Visita técnica: Unity Developer Day: Brasil 2017

Local: Trio Pérgola - São Paulo/SP (Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 - 8º andar)

*Saída da Uniara: 06h30

Os interessados devem comprar o ingresso através do site da Eventbrite e apresentar o comprovante na coordenação do curso para reservar a vaga no ônibus.

 

Horário: 19h00 - 22h00

Mesa Redonda: UX Talks - Um Ensaio sobre o Design e Usabilidade
com Tiago Fernandes Corrêa (UX Designer na S2IT), Rafael Rozendo e Carolina Caicedo (UX Designers na TokenLab Aplicativos Móveis)

Local: Auditório José Araújo Quirino dos Santos - Auditório Principal (Uniara - Unidade I)

Sobre a mesa redonda

Pensar o design de interfaces considerando a experiência do usuário é um tema contemporâneo, cheio de novidades, de mitos e que ainda requer muita demanda de profissionais especializados. Essa mesa tem o objetivo de apresentar o mercado de trabalho e motivar os alunos a investir nessa formação.

Os participantes da UX Talks farão uma discussão sobre o papel da UX em projetos de softwares e como suas respectivas empresas têm pensado e implementado interfaces com um design que proporcione melhor experiência aos seus usuários.

 

Horário: 19h00 - 22h00

Workshop: Artista versus Photoshop - Iniciação ao Desenho Vetorial (20 vagas)
com Mauricio Vasconcellos

Local: Laboratório 01 (Uniara - Unidade I)

Sobre o profissional

Mau Vasconcellos tem o hobby de ilustrar desde que descobriu ser capaz de segurar um lápis nas mãos. Formado em Publicidade e Propaganda em 2009, hoje trabalha como designer e ilustrador para agências do estado de São Paulo, Estados Unidos e Rússia. Participou da elaboração de jogos para computador e smartphones, além de ter o dedo em dezenas de campanhas veiculadas pela revista Kappa, jornal Tribuna, Folha de São Paulo e revista Época.

Resumo do workshop

Todo desenhista sabe o peso que a arte digital oferece em seu portfólio profissional. Se você é um futuro designer de jogos, publicitário, ou programador de aplicativos, você entende o valor da técnica vetorial no mercado. Vá além da concorrência: participe do workshop e conheça algumas das ferramentas iniciais necessárias para dar vida às suas criações digitais e superar a expectativa dos seus clientes.

16 de novembro - Quinta-feira

Horário: 19h00 - 22h00

Palestra: A Iluminação na Narrativa Audiovisual (50 vagas)
com Celso Andretta Junior

Local: Auditório 04 (Uniara - Unidade I)

Sobre o palestrante

Formado primeiramente em Web Design e depois em Design Digital, tem extrema afinidade com os processos de produção audiovisual, em especial com a fotografia e a cinematografia. Neste sentido, atua principalmente na área de fotografia de publicidade e de família, com foco em iluminação criativa aliada à pós-produção.

Resumo da palestra

A iluminação é fator determinante no sucesso da mensagem audiovisual, e, por isso, observaremos aplicações e resultados. Serão abordados conceitos e exemplos de aplicação do controle da luz em uma cena, apontando sua influência sobre a mensagem transmitida. Também serão realizados experimentos práticos com fotografia e iluminação, aplicando modificadores de luz para direcionar a mensagem a um ou outro objetivo.

 

Horário: 19h00 - 21h00

Workshop: Fazendo Arte Digital com o Krita (20 vagas)
com Anayã Ferreira

Local: Laboratório 01 (Uniara - Unidade I)

Sobre a profissional

Anayã Ferreira é aluna de Ciências da Computação no ICMC-USP desde 2012 e membra do grupo Fellowship of the Game desde 2013. Possui experiência em arte voltada para jogos e já participou em vários projetos do grupo e em várias game jams.

Resumo do workshop

Krita é um software gratuito para a edição de imagens. Ele é utilizado, principalmente, para a criação de sketch e de pintura digital. Essa ferramenta permite criar artes para jogos de todos os tipos e estilos. Nesse workshop, você será apresentado à ferramenta, descobrirá do que ela é capaz e saberá como aprender mais sobre ela. O objetivo do workshop é dar uma visão geral do software, apresentando as ferramentas básicas para facilitar o uso futuro. Não é necessária experiência prévia para participar do workshop.

 

Horário: 19h00 - 22h00

Palestra: Um Olhar sobre a Comunicação Institucional na Web
com Danilo Lima da Silva

Local: Auditório José Araújo Quirino dos Santos - Auditório Principal (Uniara - Unidade I)

Sobre o palestrante

Publicitário e editor-web do Sesc Araraquara.

Resumo da palestra

A linguagem e as estratégias comunicacionais possíveis a partir das particularidades da web são o tema desta palestra que apresentará casos bem sucedidos, ideias inovadoras e práticas comuns no universo da comunicação, por meio das redes sociais, muitas vezes operadas por designers digitais.

17 de novembro - Sexta-feira

Horário: 19h00 - 20h20

Palestra: Desenvolvendo Aplicações de Realidade Aumentada e Realidade Virtual em Unity
com Marcio Maestrelo Funes

Local: Auditório José Araújo Quirino dos Santos - Auditório Principal (Uniara - Unidade I)

Sobre o palestrante

Marcio Maestrelo Funes é mestrando no programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação e Matemática Computacional no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), na Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de games tendo atuado como docente e desenvolvedor. Atualmente, realiza pesquisas em avaliação de experiência do usuário com interfaces baseadas em gestos, acessibilidade e Web. Atua principalmente nos seguintes temas: interface humano-computador, computação ubíqua, interfaces naturais, realidade aumentada e virtual, design e acessibilidade.

Resumo da palestra

Após o surgimento de Pokémon Go e dos óculos Rift, as realidades aumentada e virtual nunca foram tão procuradas como agora. Nesta palestra vamos explorar os bastidores do desenvolvimento destas duas tecnologias para que você comece a criar suas próprias aplicações. Serão apresentados, na prática, exemplos de Realidade Aumentada e Realidade Virtual na ferramenta de desenvolvimento Unity.

 

Horário: 20h20 - 22h00

Palestra: Você Joga ou Trabalha? Uma Visão do Mercado de Games no Brasil
com Silvio Martins

Local: Auditório José Araújo Quirino dos Santos - Auditório Principal (Uniara - Unidade I)

Sobre o palestrante

Profissional dedicado ao mercado de jogos, Silvio passou pela produção e implementação dos RPGs e card games no Brasil nos anos 1990 e migrou para os jogos digitais atuando na localização, marketing e suporte à estúdios e distribuidores no Brasil de jogos online e jogos para consoles. Seu trabalho mais recente foi trabalhando junto à CD Projekt no lançamento do jogo Witcher 3: Wild Hunt. Atualmente ele atua como consultor e Relações Públicas para estúdios e produtoras.

Resumo da palestra

Vamos traçar um panorama do cenário nacional desde seu começo até os dias atuais, falando de como os jogos chegaram ao Brasil, suas dificuldades e acertos até os dias atuais, fazendo uma conexão com as oportunidades profissionais que foram surgindo no período e discutir como se encontra o mercado hoje para os futuros profissionais dedicados aos videogames.


Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /eventos/ddjd/