Eventos

1º Seminário BioPolMat: Biomateriais em Medicina Regenerativa e Química Medicinal

1º Seminário BioPolMat: Biomateriais em Medicina Regenerativa e Química Medicinal

1° Seminário BioPolMat

Biomateriais em Medicina Regenerativa e Química Medicinal

O grupo de pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais da Uniara, BioPolMat/CNPq, realizará o 1º Seminário em “Biomateriais em Medicina Regenerativa e Química Medicinal”, um evento apoiado pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal (PPGB-MRQM) da Uniara.

O Seminário tem como propósito promover o debate de temas atuais envolvendo o desenvolvimento e aplicação de biomateriais em medicina. Com esta finalidade, o evento foi estruturado no formato de apresentações de seminários e uma mesa redonda interativa, estimulando a contribuição dos participantes.

Em 2016, o evento será realizado no dia 02 de setembro no Anfiteatro da Unidade IV - Uniara e contará com a participação de pesquisadores internacionais. As atividades serão conduzidas também por especialistas nacionais de reconhecida trajetória acadêmica dentro de temas específicos envolvendo biomateriais. Os detalhes sobre o evento podem ser visualizados na programação.


Programação

Horário Tema Ministrante
08h00 - 08h10 Abertura -
08h10 - 09h00 Nanoparticles for Drug Delivery Applications Dr. Eugen Barbu (Universidade de Portsmouth)
09h00 - 09h50 Electrospinning: Fabrication Method for Built Fibrous Scaffolds in Tissue Engineering Dr. Marcos Antonio Sabino Gutiérrez (Universidad Simón Bolivar)
09h50 - 10h10 Intervalo -
10h10 - 11h00 Polímeros Naturais para Aplicações Avançadas em Biomateriais: Desafios Atuais Drª. Marisa Masumi Beppu (Unicamp)
11h00 - 12h00 Mesa Redonda: Desafios no Desenvolvimento de Biomateriais para Uso em Regeneração Tecidual

Moderador: Dr. Hernane Barud
Drª. Marisa Masumi Beppu
Dr. Marcos Antonio Sabino Gutiérrez
Dr. Rodrigo Alvarenga Rezende
Dr. Rodrigo Bezerra de Menezes Reiff
12h00 - 14h00 Intervalo para Almoço -
14h00 - 14h50 Biovidros - Desenvolvimento e Aplicação em Medicina Regenerativa Dr. Oscar Peitl (UFSCar)
14h50 - 17h00 Analisando Biomateriais em Diferentes Técnicas de Microscopia Me. Wagner Rafael Correr (EESC-USP)

*A programação está sujeita a alterações.


Palestrantes

Eugen Barbu

Possui licenciatura em Engenharia Química com ênfase em Química Orgânica Tecnológica pela Universidade Politécnica de Bucharest, Romênia, doutorado em Química Orgânica pela Universidade de Ploiesti, Romênia, MBA Executivo pela Universidade de Portsmouth, Reino Unido. Possui 15 anos de experiência no desenvolvimento de materiais poliméricos para aplicação biomédica, farmacêutica e química, química orgânica, química analítica e espectroscopia; síntese e caracterização de polímeros e nanopartículas poliméricas, modificação química da polissacarídeos; desenvolvimento de sistemas coloidais e hidrogéis e para liberação de fármacos.

Currículo completo: https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=f6lno6cAAAAJ


Marcos Antonio Sabino Gutiérrez

Graduado em Engenharia de Materiais com ênfase em polímeros pela Universidad Simón Bolívar, possui título de mestre em Engenharia de Materiais com ênfase em polímeros e doutorado em Química Orgânica com ênfase em polímeros. É professor titular no Departamento de Química e Química Orgânica. É coordenador do Grupo de “Investigación y Desarrollo DID-GID-60: Grupo B5IDA: Bioingeniería-Biopolímeros-Interacción-Degradación-Aplicación del Decanato de Investigación y Desarrollo” da Universidad Simón Bolívar (USB). É também membro de diversos comitês internos do curso de Química da USB.

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/6754795461140278


Marisa Masumi Beppu

Possui graduação em Engenharia Química (1993), tendo sido a primeira colocada em desempenho acadêmico na sua turma; mestrado (1996) e doutorado (1999) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio sanduíche na North Carolina State University (NCSU-EUA). Em 2002, foi selecionada em concurso pela Unicamp deixando carreira na iniciativa privada (Du Pont). Em 2006 realizou estágio pós-doutoral (2006) no Massachusetts Institute of Technology (MIT-EUA) e participou do programa de Mobilidade Docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 2009. Realizou missão acadêmica na Université Laval (Quebec-Canadá, 2009) e na Université Cergy-Pontoise (França, 2014). É professora associada MS-5 (livre-docente) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase no trabalho com polímeros naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: termodinâmica da matéria condensada, polímeros naturais (quitosana, fibroína de seda e glucomanana), adsorção e processos de separação, biomaterial, calcificação e fosfatos. Realiza projetos, consultorias e assessoria a empresas na área de aproveitamento de recursos naturais, Seis Sigma e qualidade de processos. Possui projetos bilaterais com os EUA (MIT), Canadá (ULaval), França (EMAlès e UCP), Portugal (INEB e FEUP) e Argentina (UNR). Também coordenou projetos relacionados a ensino (CNPq FORMA Engenharia) e ao desenvolvimento de outros programas de pós-graduação (PROCAD-CAPES). Coordena o Laboratório de Engenharia e Química de Produtos desde 2002. Orientou pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e graduandos, além de alunos do ensino médio através do programa PICJr. Foi chefe do Departamento de Termofluidodinâmica (2004-2006), diretora associada da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp (2010-2014) onde atualmente é diretora (gestão 2014-2018) . É bolsista de produtividade 1D do CNPq, recebeu os prêmios Zeferino Vaz de destaque acadêmico 2012, Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação e Mérito Científico em 2012 e professora homenageada/paraninfa dos formandos da Engenharia Química (2004, 2007).

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/1691882914063691


Oscar Peitl Filho

Possui graduação em Engenharia de Materiais (1985) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais (1990) pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais (1995) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor titular da UFSCar, tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, atuando principalmente nas áreas de biovitro-cerâmica, vitro cerâmica e vidros bioativos.

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/3007441705652783


Rodrigo Alvarenga Rezende

Pesquisador e Coordenador de Projetos na Divisão de Tecnologias Tridimensionais do Centro de Tecnologia Renato Archer (CTI) pela Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (FACTI). Fez pós-doutorado no CTI Renato Archer apoiado pela FAPESP. Possui doutorado e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Possui Graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação pela Universidade Federal de Uberlândia. É membro do Instituto Nacional de Biofabricação (INCT-BIOFABRIS). Desenvolveu trabalhos de pesquisa em Prototipagem Rápida com Biomateriais, no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Atualmente trabalha com Tecnologia da Informação como tecnologia habilitadora para a bioimpressão de tecidos e órgãos humanos. Possui experiência na área de processos de prototipagem rápida, estereolitografia com laser infravermelho (termolitografia) e biofabricação, simulação. Co-responsável pela criação da rede BIOFAB (Rede Iberoamericana de Biofabricação: Materiais, Processos e Simulação) financiada pelo CYTED (Programa Ibero-Americano de Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo). Membro do Instituto Nacional de Biofabricação (INCT-BIOFABRIS).

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/9334199887874167


Rodrigo Bezerra de Menezes Reiff

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo - USP, residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, mestrado em Ciências (Ortopedia e Traumatologia) pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas Universidade de São Paulo, doutorado em Ciências (Ortopedia e Traumatologia) pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. É professor adjunto do Curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Desenvolve pesquisas na área de medicina regenerativa no reparo osteocondral e em processos de avaliação e intervenção em fisioterapia do sistema músculo-esquelético.

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/9676566990095025


Wagner Rafael Correr

Possui graduação em Ciências Físicas e Biomoleculares pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é técnico de nível superior da Universidade de São Paulo, no Departamento de Engenharia de Materiais. Possui experiência em técnicas de caracterização de materias, principalmente em Microscopia Eletrônica de Varredura, Espectroscopia de Energia Dispersiva de Raios X, Microscopia Raman, Microscopia de Força Atômica e Difração de Raios X.

Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/7781268444220737


Inscrições

  • Prazo para inscrição: 01 de setembro
  • Taxa de inscrição: R$ 20,00

Inscrições encerradas.


Contato

Responsáveis pelo Evento:

Eliane Trovatti

André Capaldo Amaral


Patrocínio e Realização
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N