O mercado Brasileiro é o quarto maior mercado de Jogos Digitais do mundo. Uma das razões do crescimento de sua importância é que, atualmente, eles são consumidos também por crianças, mulheres e idosos, e não só por jovens do sexo masculino.
Além disso, os games ultrapassaram a finalidade somente de Entretenimento, adquirindo também um caráter “sério” - Serious Games ou Jogos Sérios como são chamados no Brasil - e foram associados às atividades de Educação, Pesquisas Científicas, Treinamentos Corporativos, Capacitação no Atendimento de Saúde, Arquitetura e Construção Civil, entre outros.
A indústria de jogos digitais tem sua importância relacionada não somente à sua capacidade de geração de emprego e renda, mas também por promover a inovação tecnológica, que transborda para os mais diferentes setores da economia para além do Entretenimento.
Os games são produtos de alta tecnologia, mas também são atividades artísticas e dependem de pessoal altamente qualificado para sua produção. Conhecimentos técnicos e artísticos precisam interagir no desenvolvimento de sistemas complexos. Diante disso, a Universidade de Araraquara - Uniara, oferece o curso superior de Jogos Digitais, atendendo à demanda crescente no cenário brasileiro atual, oferecendo ao mercado de trabalho profissionais qualificados, de postura ética e capazes de atuar desde a concepção, planejamento e projeto até à execução, manutenção e controle dos jogos.
Pensando na indústria brasileira, percebe-se que há uma concentração de empresas na região sudeste, principalmente no estado de São Paulo, o que mostra que, consequentemente, a maior parte das empresas está localizada nessa área. É possível que isso ocorra devido às condições favoráveis desta localidade, como fácil acesso à internet, às ferramentas de desenvolvimento e às oportunidades de negócios.
As vantagens do egresso do curso diante desta perspectiva são enormes: ele está inserido num polo no qual circulam empresas, informações e consumo de games. Por isso, este profissional será capaz de oferecer uma mão de obra qualificada para atuar nesse mercado em ascensão.
Disciplinas | Carga Horária |
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Total do Semestre | 500 |
Teoria de Jogos | 50 |
Desenho e Ilustração | 50 |
Comunicação e Cultura Digital | 50 |
Roteirização e Storyboard I | 50 |
Introdução à Programação | 50 |
Sound Design | 50 |
Animação Digital | 50 |
Modelagem 2D para Jogos Digitais | 50 |
Comportamento e Cognição em Jogos Digitais | 50 |
Arquitetura e Redes de Computadores I | 50 |
Disciplinas | Carga Horária |
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Total do Semestre | 550 |
Fundamentos de Jogos Digitais | 50 |
Produção de Mídias Digitais | 50 |
Design de Interação | 50 |
Roteirização e Storyboard II | 50 |
Narrativas Audiovisuais | 50 |
Programação para Jogos Digitais I | 50 |
Game Engine I | 50 |
Arquitetura e Redes de Computadores II | 50 |
Design de Personagens | 75 |
Laboratório de Produção em Jogos Digitais I | 75 |
Disciplinas | Carga Horária |
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Total do Semestre | 550 |
Game Engine II | 50 |
Programação para Jogos Digitais II | 50 |
Banco de Dados para Jogos Digitais I | 50 |
Level Design I | 50 |
Interfaces para Jogos Digitais I | 50 |
Modelagem 3D para Jogos Digitais I | 50 |
Jogos Digitais para Web | 50 |
Ficção Interativa | 50 |
Interação Lúdica | 50 |
Laboratório de Produção em Jogos Digitais II | 100 |
Disciplinas | Carga Horária |
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Total do Semestre | 550 |
Game Engine III | 50 |
Programação para Jogos Digitais III | 50 |
Banco de Dados para Jogos Digitais II | 50 |
Level Design II | 50 |
Interfaces para Jogos Digitais II | 50 |
Modelagem 3D para Jogos Digitais II | 50 |
Narrativas Transmídia | 50 |
Gamificação | 50 |
Metodologia de Projeto para Jogos Digitais I | 50 |
Laboratório de Produção em Jogos Digitais III | 100 |
Disciplinas | Carga Horária |
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Total do Semestre | 600 |
Empreendedorismo | 50 |
Marketing e Redes Sociais | 50 |
Sociedade, Tecnologia e Sustentabilidade | 50 |
Jogos Digitais para Dispositivos Móveis | 100 |
Aspectos Legais e Éticos em Jogos Digitais | 50 |
Metodologia de Projeto para Jogos Digitais II | 100 |
Projeto Experimental em Jogos Digitais | 200 |
Juliano Marcello
possui graduação em Ciências da Computação (2002), atualmente denominado Sistemas de Informação, pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara, MBA em Tecnologia e Negócios na Internet (2004) pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos e mestrado em Ciência da Computação (2009) também pela UFSCar. É coordenador dos cursos de graduação em Design Digital e Jogos Digitais da Universidade de Araraquara - Uniara. Também coordena a área de Tecnologia da Informação dos cursos de pós-graduação a distância da Uniara, é coordenador tecnológico do Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) e responsável pelo setor de Desenvolvimento de Sistemas - WEB da Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/8571611787891164
Adeline Gabriela Silva Gil
possui graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado em Comunicação Midiática (2008) pela mesma Instituição e é doutora em Artes Visuais (2017) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Ministra aulas no ensino superior desde 2009.
http://lattes.cnpq.br/8001639462722882
Daniel dos Santos Robledo
é graduado em Desenho Industrial (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialista em Design Gráfico (2009) pela Universidade de São Paulo - USP e mestre em Comunicação e Semiótica (2013) pela Pontifícia Universidade Católica. Possui experiência de 10 anos de atuação em agências de design e publicidade, atuando como diretor de criação de 2009 a 2014. Tem experiância nas áreas de Comunicação, Design e Ilustração.
http://lattes.cnpq.br/4596789099911809
Diogo Augusto Gonçalves
possui graduação em Imagem e Som (2013) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e mestrado em Imagem e Som (2015) pela mesma Instituição. Atua do ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/0555701646963289
Felipe Diniz Dallilo
possui graduação em Processamento de Dados (2009) pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC e mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional (2014) pela Universidade de São Paulo -USP.
http://lattes.cnpq.br/5012184241957733
Fernando Tiosso
possui graduação em Ciências da Computação (2001) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. É mestre em Ciências (2015) pela Universidade de São Paulo - USP e doutorando em Ciências também pela USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/3027661828125771
Gleidson Gouvêa da Silva
possui graduação em Publicidade e Propaganda (2008) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e é especialista em Gestão de Marcas e Marketing (2010) pela mesma Instituição. Ministra aulas do ensino superior desde 2013.
http://lattes.cnpq.br/7300334818793769
Grace Lis Proença Meireles Camargo Barreto
possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP e especialização em Gestão, Comunicação e Eventos pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/2393532330106004
João de Assis Soares
possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ministra aulas no ensino superior desde 1983.
http://lattes.cnpq.br/4599059075483000
Kamila Rios da Hora Rodrigues
é bacharel em Ciência da Computação (2007) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, mestre em Ciência da Computação (2009) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e doutora em Ciência da Computação (2014) também pela UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/9035684997439778
Luis Paulo de Campos
Possui mestrado em Comunicação e Poéticas Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). Atualmente é professor universitário do Centro Universitário de Araraquara. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio, Televisão e Cinema.
http://lattes.cnpq.br/0756853710670412
Nádia Pizzolitto
possui bacharelado em Turismo (2002) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara, especialização em Administração e Organização de Eventos (2004) pelo Centro Universitário SENAC - Águas de São Pedro, e em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria (2008) pela Universidade de São Paulo - USP. É mestre em Ciências Nutricionais (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/9461475887897379
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