O curso superior de tecnologia em Gestão do Esporte da Universidade de Araraquara - Uniara foi concebido para formar profissionais que possam atuar em todas os âmbitos do esporte. Preparamos nossos alunos para elaborar, coordenar e gerenciar projetos e eventos esportivos; gerenciar clubes de futebol, academias, instalações e demais instituições esportivas; gerir as carreiras de atletas profissionalizados; desenvolver soluções e estratégias inovadoras para a melhoria da grande indústria do esporte e também atuar sob princípios éticos e profissionais.
Para o cumprimento de suas propostas, o curso dá ênfase à qualidade das atividades formadoras, com visão crítica e criativa, calcado na ética profissional, tendo como meta alcançar a excelência na formação de profissionais da área.
Nosso objetivo é formar profissionais que possam atuar em todas as esferas do ambiente do esporte, com ênfase nas instituições voltadas ao futebol, visando ao aumento da eficiência do sistema.
Desta forma, queremos preparar o egresso para:
O Gestor do Esporte poderá atuar em diferentes grupos de organizações, a saber:
Dentro deste contexto, podemos desdobrar alguns itens acima, em diferentes tipos de organizações:
O egresso do curso de Gestão do Esporte terá sua atuação profissional respaldada, regulamentada e reconhecida pelo Conselho Federal de Administração. Ter uma profissão regulamentada por um órgão de classe é fundamental, pois o egresso terá a segurança de ter sua atuação profissional reconhecida por um órgão de grande visibilidade, importância e atuação, demonstrando, assim, que o profissional regulamentado adquiriu sua experiência não somente de maneira empírica, mas que teve bagagem cultural, acadêmica e filosófica oriundas de um curso superior em uma instituição de ensino reconhecida. Certamente será um diferencial competitivo no mercado de trabalho.
Disciplinas | Carga Horária |
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Total do Semestre | 450 |
Introdução à Administração com Ênfase no Esporte | 50 |
Dimensão Histórica, Econômica e Social do Esporte | 50 |
Comunicação Esportiva | 50 |
Ética no Esporte e no Futebol | 50 |
Educação Esportiva e Políticas Públicas | 50 |
Teoria Econômica I | 50 |
Gestão da Tecnologia da Informação | 50 |
Psicologia Esportiva e Gestão de Grupo I | 50 |
Direito Esportivo e do Futebol | 50 |
Disciplinas | Carga Horária |
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Total do Semestre | 450 |
Teoria Geral da Administração I | 50 |
Gestão de RH nas Organizações Esportivas | 50 |
Teoria Econômica II | 50 |
Esporte e Mercado | 50 |
O Mercado Internacional do Futebol | 50 |
Esporte, Publicidade e Mídia I | 50 |
Psicologia Esportiva e Gestão de Grupo II | 50 |
Planejamento Estratégico em Negócios Esportivos | 50 |
Gestão de Grandes Eventos Esportivos e de Lazer | 50 |
Disciplinas | Carga Horária |
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Total do Semestre | 500 |
Teoria Geral da Administração II | 50 |
Esporte e Lazer como Políticas Públicas I | 50 |
Economia Esportiva e do Futebol | 50 |
Empreendedorismo no Esporte | 50 |
Metodologia de Pesquisa | 50 |
Métodos e Gestão de Treinamentos | 50 |
Legislação e Captação de Recursos | 50 |
Gestão do Departamento Médico | 50 |
Administração Financeira Aplicada ao Esporte I | 50 |
Esporte, Publicidade e Mídia II | 50 |
Disciplinas | Carga Horária |
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Total do Semestre | 450 |
Elaboração, Análise e Gestão de Projetos Esportivos | 50 |
Administração Financeira Aplicada ao Esporte II | 50 |
Esporte e Lazer como Políticas Públicas II | 50 |
Gestão de Equipamentos e Materiais Esportivos | 50 |
Gestão do Esporte de Alto Rendimento | 50 |
Gestão Técnica do Departamento de Futebol | 50 |
A Indústria do Futebol, Organização e Mercado | 50 |
Novas Tecnologias no Esporte e no Futebol | 50 |
Processo de Seleção e Formação de Atletas | 50 |
Disciplinas | Carga Horária |
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Total do Semestre | 500 |
Orçamento, Custeio Esportivo e Contabilidade I | 50 |
Gerenciamento de Academia | 50 |
Logística no Esporte | 50 |
Mercado Esportivo, Indústria do Futebol e Relações Internacionais | 50 |
Coaching no Futebol | 50 |
Jornalismo Esportivo | 50 |
Gestão de Clubes de Futebol no Brasil | 50 |
Planejamento Estratégico Aplicado ao Futebol | 50 |
Marketing Esportivo e do Futebol | 50 |
Projeto de Conclusão de Curso I | 50 |
Disciplinas | Carga Horária |
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Total do Semestre | 400 |
Orçamento, Custeio Esportivo e Contabilidade II | 50 |
Relações Trabalhistas no Futebol | 50 |
Estatística Aplicada ao Esporte de Alto Rendimento | 50 |
Desenvolvimento do Futebol no Brasil | 50 |
Liderança, Motivação e Crise no Esporte | 50 |
Projeto de Conclusão de Curso II | 50 |
Governança Corporativa | 50 |
Gestão da Qualidade nas Empresas de Lazer | 50 |
Fernando Hagihara Borges
é graduado em Ciências Econômicas (2003) pela Universidade Estadual paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, e mestre em Engenharia de Produção (2007) pela Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2005.
http://lattes.cnpq.br/3061393447124074
Ademil Lúcio Lopes
possui graduação em Ciências Econômicas (1995) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado em Engenharia de Produção (2000) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e doutorado em Sociologia (2011) pela UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2000.
http://lattes.cnpq.br/3065217754056353
Danver Messias Bruno
possui graduação em Engenharia de Produção (2004) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara, especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2010) pela Faculdade Tecnológica de Piracicaba - FATEP e mestrado em Engenharia Mecânica com ênfase em Usinagem de Ultra precisão (2010) pela Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/8567285177942650
Eduardo Rois Morales Alves
possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e em Direito pela Faculdade de Direito de Araraquara. É mestre em Economia pela UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1993.
http://lattes.cnpq.br/3557097771405107
Érika Bergamasco Guesse Borges
possui graduação em Letras (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. É mestre (2009) e doutora (2014) em Estudos Literários pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2017.
http://lattes.cnpq.br/6309065671095809
Fabiana Florian
possui graduação em Ciências Econômicas (2000) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara, é mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2005) pela mesma Instituição e doutora em Ciência dos Alimentos e Nutricionais (2014) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/7128829324567785
Gerson Braz
possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 1997.
http://lattes.cnpq.br/7941764607302413
Gustavo Marques
possui graduação em Administração de Empresas (2008) pela Universidade Paulista e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2011) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/0254582791618217
Iride Maria Valdemarin Tognolli
possui licenciatura plena (1983), bacharelado (1984) e mestrado (1990) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1989.
http://lattes.cnpq.br/3477308362216459
Luís Henrique Rosim
possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/0957443888713508
Milton Duó Junior
possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e especialização em Desenvolvimento de Software para a Web pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
http://lattes.cnpq.br/7320811611190475
Orlando Stivanatto Filho
possui graduação em Direito pela Associação São Bento de Ensino, especialização em Processo Civil e Direito Civil pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação - INPG e mestrado em Desenvolvimento Regional e Gestão Empresarial pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA. Ministra aulas no ensino superior desde 1994.
http://lattes.cnpq.br/6996318898924897
Paula Roberta Velho
possui bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília - UnB, especialização em Gestão da Produção Agroindustrial pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar e mestrado em Economia pela University of London, na Inglaterra. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/2181863581518627
Ricardo Augusto Bonotto Barboza
possui graduação em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, especialização em Educação pela mesma Instituição, mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar e doutorado pela UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2011.
http://lattes.cnpq.br/7895809741049458
Victor Roberto Serranoni da Costa
possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP e mestrado em Psicologia pela mesma Instituição.
http://lattes.cnpq.br/0833776193712975
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Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.
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O Esporte tem se caracterizado, em termos mundiais, por uma crescente adesão de praticantes, seguidores e torcedores, das mais variadas modalidades. A mais proeminente, em termos globais, tem sido a futebolística, tornando-se uma potência econômica nos dias atuais.
Desta forma, o esporte tem sido constantemente abordado pela sua característica e impacto econômicos, destacando-se como uma importante plataforma de negócios na sociedade contemporânea. Diante disso, tem-se observado um processo gradual de profissionalização, desde o século passado, com o surgimento de novos relacionamentos econômicos, novas formas de consumo esportivo, canalizadas sob três aspectos centrais: o esporte e o lazer; o esporte escolar e; o esporte para saúde.
Bilhões de dólares têm sido movimentados ao redor do mundo, como resultado da expansão dos negócios esportivos e, em boa parte, pela ação competente dos agentes de marketing, que obtiveram grandes êxitos ao estimular o consumo dos produtos esportivos, fazendo com que a prática fosse observada e seguida por praticantes não profissionais e transferida para a prática do consumo de produtos esportivos, ampliando, assim, sua abrangência para bilhões de pessoas, algo que, inicialmente, era direcionado a grupos seletos.
No Brasil, o esporte tem participação de quase 2% do PIB (Produto Interno Bruto), com demonstração de crescimento significativo de sua indústria, com emprego direto de 350.000 pessoas. No entanto, o contexto nacional apresenta sérias deficiências gerenciais quando comparamos o desempenho do ambiente esportivo brasileiro com o desempenho de países mais avançados neste contexto.
Nosso principal "produto esportivo", o futebol, tem histórico de gestão pouco profissionalizada e clubes com situação de eterna crise financeira, resultando, assim, em potencial econômico subutilizado.
Para se ter uma boa dimensão da disparidade das organizações nacionais frente ao desempenho dos concorrentes internacionais, podemos recorrer aos dados do relatório Brand Finance Football 50 2016, no qual são apresentadas as 50 maiores marcas, em valor de mercado, associadas a clubes de futebol no mundo. Dentro deste seleto grupo, estão marcas com cifras bilionárias (medidas em Euros) de clubes como Manchester United (Inglaterra) e Real Madrid (Espanha). Infelizmente, nenhum clube brasileiro e nenhum clube latino americano aparecem nesta listagem. Se recorrermos a dados históricos para compreender o fenômeno ocorrido com estes clubes que apresentam desempenhos mercadológicos fantásticos, certamente encontraremos informações que levam à consideração da evolução histórica da qualidade da tomada de decisões estratégicas, oriundas de um ambiente administrativo qualificado e, consequentemente, organizado para a consecução de objetivos financeiros, sociais e esportivos destas entidades.
Outros dados, tão discrepantes quanto aos que acabamos de apresentar, estão relacionados ao faturamento dos clubes nacionais, que ficam muito aquém do desempenho atingido pelos clubes europeus. Para se ter uma ideia, no ano de 2015, o clube brasileiro que mais faturou foi o Cruzeiro, de Minas Gerais, com cifras que giravam em torno dos R$ 363,8 milhões. No mesmo período, o vigésimo colocado no ranking financeiro do continente europeu, o Newcastle da Inglaterra, faturou US$ 383 milhões. Se levarmos em consideração uma taxa de câmbio média de R$ 3,00/dólar, podemos ter a materialização deste abismo financeiro entre o contexto brasileiro e o contexto internacional.
Portanto, podemos observar que existem inúmeros desafios, tanto no futebol como em outras modalidades, a serem vencidos e, somente com a atuação competente de profissionais capacitados a tomarem decisões qualificadas, embasadas em nos aspectos inerentes às atividades esportivas, é que poderemos melhorar a eficiência e o desempenho do esporte nacional. A transformação da gestão esportiva, genuinamente focada na política, para um contexto de gestão profissionalizada deve contribuir positivamente para criar-se um ambiente de transparência, credibilidade e, acima de tudo, adequado para a efetivação dos melhores resultados possíveis em termos financeiros, esportivos e sociais.
"O pioneirismo da Uniara vai ao encontro da necessidade de se buscar conhecimento na área mais sensível do esporte em geral e do futebol brasileiro. O curso de Gestão do Esporte colocará no mercado o profissional que faltava para que clubes e agremiações sejam geridos de forma responsável e moderna."
PC de Oliveira
Técnico da Seleção Brasileira de Futsal