A atual visibilidade da área de Moda no mundo do Design, na indústria e nos negócios, requer profissionalização cada vez mais adequada às realidades do setor.
A Moda, como matéria prima, expõe a cultura milenar da construção têxtil fazendo parte do importante ciclo industrial e artesanal. Produzida em diversas culturas e para diversas culturas, países e regiões, usufruindo de meios como a agricultura, pecuária, sericicultura, piscicultura e extrativismo, sendo peça importante no “maquinário” da economia mundial.
A cadeia têxtil, por sua vez, contempla empresas de todos os portes, também classificadas como verticalizadas, terceirizadas e prestadoras de serviço. São empresas atuantes principalmente nas linhas de produção, beneficiamentos (estamparia, tintura, lavanderia, aplicações e bordados) bem como em logística, exportação e importação.
Conceitos sobre Moda são encontrados em diversas áreas do conhecimento. A indumentária de alta costura, por exemplo, é representada por uma construção complexa, artesanal, sendo poeticamente representada em formas, texturas e cores, uma referência artística. Como uma tela, uma música ou uma dança, a Moda oferece ao observador/admirador, questões de existência humana, representações culturais, alusões de ideais, originalidade, identidade, sentimentos e reflexões sobre assuntos diversos.
O vestuário faz parte da vida humana e assume uma importância ímpar em suas diferentes dimensões e funções, tanto na sua função mais básica de proteção, quanto em todas as demais: gerar identidade, emitir mensagem sobre o indivíduo que o utiliza, uniformizar e padronizar identidades, diferenciar-se, exprimir e de comunicar sua personalidade imprimindo um estilo próprio.
No comércio, a Moda detém uma grande fatia do consumo mundial, nacional, regional e local, tanto nos setores de atacado, como nos setores de varejo e ainda nos setores de serviço onde são aplicados os conhecimentos como pesquisas de mercado, direcionamento do produto, pesquisas de tendências, referências históricas, marketing, editoriais, fotografia, produção gráfica, etc.
A multiplicidade que a Moda oferece à educação e ao conhecimento, constata-se uma acentuada convergência entre o design, sejam elas na busca de referências visuais ou estéticas, na criação de objetos e mensagens tendo em conta aspetos técnicos, comerciais, sustentados por um plano, projeto ou na busca de metodologias que permitam sistematizar e integrar processos produtivos no desenvolvimento de produtos que melhoram a qualidade de vida do ser humano.
Diante deste cenário mercadológico e educacional, a Universidade de Araraquara - Uniara, consciente de que as novas tecnologias em moda prenunciam a exigência de uma nova organização do conhecimento para atender a uma sociedade de consumo cada vez mais exigente, investe na formação de um profissional apto a desempenhar seu papel em todos os âmbitos de atuação, optando pela implantação do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda.
Conhecer, entender, interagir e promover o desenvolvimento econômico e cultural com responsabilidade social, é um princípio fundamental do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda implantando em fevereiro de 2009.
O aluno egresso do curso de graduação em Design de Moda da Uniara pode exercer as seguintes profissões:
*As disciplinas sinalizadas com o asterisco são componentes do módulo qualificador em Varejo de Moda.
Vivian Huss
possui título de especialista em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina e título de bacharel em Moda pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Desde 2000 atua como profissional de moda.
http://lattes.cnpq.br/8919874318831695
Ana Cristina Alves Lima
possui graduação em Psicologia (2000) pela Pontifícia Universidade Católica - PUC Campinas e mestrado em Psicologia Escolar (2003) pela mesma Instituição. É doutoranda em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2004.
http://lattes.cnpq.br/8173096954364924
Daniel dos Santos Robledo
é graduado em Desenho Industrial (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialista em Design Gráfico (2009) pela Universidade de São Paulo - USP e mestre em Comunicação e Semiótica (2013) pela Pontifícia Universidade Católica. Possui experiência de 10 anos de atuação em agências de design e publicidade, atuando como diretor de criação de 2009 a 2014. Tem experiância nas áreas de Comunicação, Design e Ilustração.
http://lattes.cnpq.br/4596789099911809
Diogo Augusto Gonçalves
possui graduação em Imagem e Som (2013) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e mestrado em Imagem e Som (2015) pela mesma Instituição. Atua do ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/0555701646963289
Djaine Damiati Rezende
possui graduação em Tecnologia em Informática pela FATEC. É Mestre em Comunicação Midiática pela Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e doutoranda em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras da mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2011.
http://lattes.cnpq.br/7830313540165132
Gabriel Arroyo
possui graduação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA e especialização em MBA Executivo - Gerenciamento de Marketing pelo Instituto Nacional de Pós Graduação - INPG. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/8489125193765181
Gleidson Gouvêa da Silva
possui graduação em Publicidade e Propaganda (2008) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e é especialista em Gestão de Marcas e Marketing (2010) pela mesma Instituição. Ministra aulas do ensino superior desde 2013.
http://lattes.cnpq.br/7300334818793769
Nádia Pizzolitto
possui bacharelado em Turismo (2002) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara, especialização em Administração e Organização de Eventos (2004) pelo Centro Universitário SENAC - Águas de São Pedro, e em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria (2008) pela Universidade de São Paulo - USP. É mestre em Ciências Nutricionais (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/9461475887897379
INICIAR INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR
###vest_o_data_prova### (###vest_o_textoprova###)
Na Uniara: de ###vest_o_inscuniaraibr### até ###vest_o_inscuniarafbr### (###vest_o_hrinscuniaraf### h)
Na Internet: de ###vest_o_inscinternetibr### até ###vest_o_inscinternetfbr### (###vest_o_hrinscinternetf### h)
Gratuita
Aguarde mais informações.
Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.
Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.
Deixe sua mensagem abaixo:
Profª. Vivian Huss
Horário | Local |
---|---|
14h - 21h | Sala da Coordenação |
*Caso não esteja na sala de coordenação, é possível que esteja resolvendo pendências, lecionando ou repondo aulas.
Na Unidade VII (Centro de Moda), são utilizados os seguintes laboratórios didáticos especializados:
O curso conta ainda com a disponibilidade de utilização, na Unidade I, de: