/cursos/ead/pos-graduacao/trabalho-docente-no-ensino-e-aprendizagem-da-matematica/79388Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da Matemática Pós-Graduação

Formação: lato sensu

Modalidade: EAD

Próxima turma: Janeiro/2018

Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da Matemática

O Curso

O objetivo do curso Trabalho Docente no Ensino e Aprendizagem da Matemática é ampliar e aprofundar os conhecimentos teórico-metodológicos relacionados ao ensino da Matemática, contribuindo, assim, na formação de profissionais capazes de desenvolver uma prática pedagógica criativa e comprometida com os anseios da sociedade e da comunidade científica.
O curso enfatizará a ampliação do corpo de conhecimentos e da reflexão acerca de aspectos distintos que envolvem o ensino e a aprendizagem da Matemática na atualidade, levando em conta a complexidade dos fenômenos envolvidos no processo de organização e planejamento das ações pedagógicas.
Busca-se, ao longo deste curso, contemplar diferentes questões pertinentes ao processo de ações que possam contribuir para uma organização efetiva do trabalho pedagógico nos espaços escolares. Assim, são abordados os principais desafios que se apresentam aos professores, como a identificação e a análise crítica de pressupostos básicos de algumas das concepções atuais sobre o ensino da Matemática, de modo a subsidiar ações eficazes na organização das práticas pedagógicas.
 

Mercado de Trabalho

A especialização em Trabalho docente no Ensino e Aprendizagem da Matemática se propõe a oferecer oportunidade de crescimento aos profissionais que atuam em instituições educacionais, na medida em que utiliza como subsídios um conjunto de conhecimentos cuidadosamente organizados sobre o tema, bem como atividades que permitam reflexão e análise crítica, voltadas para a prática profissional.

Público-alvo: Graduados em Matemática e áreas afins, graduados em Licenciatura Plena em outras áreas do conhecimento e também Pedagogia, além de interessados na área.

Conteúdo Programático

 Módulo: Fundamentos da Organização e o Cotidiano Escolar (110h)

  • Unidade 1: Aspectos da Liderança no Processo de Gestão de Pessoas;
  • Unidade 2: Políticas Públicas e Educação no Brasil;
  • Unidade 3: Ética e Educação: A Interface Família e Escola para a Formação Moral;
  • Unidade 4: As Instituições Educacionais como Espaço de Trabalho.

Módulo: Trabalho Docente na Sala de Aula e seus Aspectos Constituintes (110h)

  • Unidade 1: Abordagens Teóricas dos Processos de Ensino e Aprendizagem;
  • Unidade 2: A Didática e o Currículo na Organização do Trabalho Docente;
  • Unidade 3: Planejamento e Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem;
  • Unidade 4: A Diversidade na Sala de Aula: o Papel do Professor na Educação Inclusiva;
  • Unidade 5: As Pesquisas sobre Trabalho Docente e suas Contribuições;
  • Unidade 6: A Importância da Formação Continuada do Educador no Contexto Atual.

Módulo: O Ensino de Matemática: Aspectos Teóricos e Metodológicos (110h)

  • Unidade 1: Tendências Atuais em Educação Matemática;
  • Unidade 2: Diretrizes Curriculares para o Ensino da Matemática nas Séries Finais do Ensino Fundamental;
  • Unidade 3: Diretrizes Curriculares para o Ensino da Matemática no Ensino Médio;
  • Unidade 4: História e Filosofia da Matemática;
  • Unidade 5: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino da Matemática;
  • Unidade 6: Recursos Didáticos no Ensino da Matemática;
  • Unidade 7: Novas Tecnologias e o Ensino da Matemática;
  • Unidade 8: Contextualização e Interdisciplinaridade no Ensino da Matemática.

Módulo: Metodologia de Pesquisa e Didática de Aula (30h)

  • Unidade 1: Metodologia do Trabalho Científico;
  • Unidade 2: Projeto de Pesquisa;
  • Unidade 3: Prática do Ensino Superior.

Coordenação

Mônica Pereira possui graduação em Pedagogia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre (2011) e doutora (2016) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - PPGE/UFSCar. Atua no ensino superior desde 2010. É coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEAD e também do curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Araraquara - Uniara.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9657694246508397

Inscrição/Matrícula

Investimento (opções)

  • 18 parcelas de R$ 239,00
  • 20 parcelas de R$ 219,40
  • 22 parcelas de R$ 203,37
  • 24 parcelas de R$ 190,01
  • 1 parcela de R$ 3871,80
  • 6 parcelas de R$ 681,15


Ligue 0800 55 65 88 para ter mais informações sobre descontos.

Vencimento das parcelas (exceto a matrícula) a partir de 15/02/2018.

Inscreva-se

Bolsas de Estudo

  • Descontos para ex-alunos da Uniara;
  • Descontos para funcionários (e dependentes) de entidades conveniadas;
  • Unibolsa - Programa de Bolsas da Uniara.

Confira aqui a relação da empresas conveniadas.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

Deixe sua mensagem abaixo:


Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cursos/ead/pos-graduacao/trabalho-docente-no-ensino-e-aprendizagem-da-matematica/