/cursos/ead/pos-graduacao/dislexia-e-os-disturbios-de-leitura-e-escrita-trabalho-docente-e-inclusao-escolar/ 59 581 Dislexia e os Distúrbios de Leitura e Escrita: Trabalho Docente e Inclusão Escolar Pós-Graduação

Formação: lato sensu

Modalidade: EAD

Próxima turma: Janeiro/2018

Dislexia e os Distúrbios de Leitura e Escrita: Trabalho Docente e Inclusão Escolar

O Curso

O curso visa a aprofundar os conhecimentos acerca dos distúrbios específicos de aprendizagem da leitura e escrita, que são identificados, geralmente, pela primeira vez na escola, quando os alunos demonstram dificuldades em aprender a escrever, problemas com a ortografia e lentidão na aprendizagem da leitura.

Muitas vezes, esses distúrbios são confundidos com falta de atenção ou problemas psicológicos do aluno, devendo este ser avaliado por uma equipe multidisciplinar, composta de psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e neurologistas, que pode confirmar, ou não, o diagnóstico desses distúrbios.

Diante das especificidades e características dos alunos com distúrbios de leitura e escrita, o curso se apresenta como uma possibilidade de especialização para o profissional docente que deseja ampliar seus saberes sobre esses distúrbios e sobre as particularidades do trabalho pedagógico na sala de aula com esses alunos, de tal modo que esteja preparado para atendê-los de modo eficaz.

Mercado de Trabalho

O docente nem sempre está preparado para lidar com uma situação que foge daquilo que é considerado “normal” no ensino. Cada vez mais, exigem-se do professor dedicação e preparo para atuar numa escola, que deve ser o lugar do desenvolvimento pleno da cidadania e do respeito à diversidade.

O curso é uma oportunidade de complementação à formação inicial (graduação), preparando o estudante para atuação no ensino superior. Contribui ainda para a progressão e aumento salarial na carreira profissional e contagem de pontos em concursos públicos. Oferece-se aos profissionais um diferencial no mercado de trabalho, cada vez mais exigente: uma possibilidade de atualização, aperfeiçoamento e evolução na carreira tanto acadêmica quanto profissional na área da Educação.

Público-alvo: Graduados em Pedagogia, Graduados em Licenciatura Plena em outras áreas do conhecimento, além de outros profissionais graduados e interessados na área.

Conteúdo Programático

Módulo: Trabalho Docente na sala de aula e seus aspectos constituintes (110h)

  • Abordagens teóricas dos processos de ensino e aprendizagem;
  • A didática e o currículo na organização do trabalho docente;
  • Planejamento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem;
  • A diversidade na sala de aula: o papel do professor na educação inclusiva;
  • As pesquisas sobre trabalho docente e suas contribuições;
  • A importância da formação continuada do educador no contexto atual.

Módulo: Trabalho docente e educação inclusiva (110h)

  • Direitos da Criança e do Adolescente;
  • A escola na perspectiva inclusiva;
  • As dificuldades de aprendizagem e as barreiras socioeducativas;
  • O desenvolvimento neuropsicomotor;
  • Identificando as deficiências de aprendizagem;
  • Conceituando problemas, dificuldades e distúrbios de aprendizagem;
  • O professor em uma escola para todos: desafios da atualidade.

Módulo: Dislexia e distúrbios de leitura e escrita: implicações para o trabalho docente (110h)

  • O processo de desenvolvimento e aquisição da linguagem;
  • Distúrbios de leitura e escrita: definições, causas, e suas características;
  • Avaliação multidisciplinar e de exclusão: diagnosticando a dislexia e os distúrbios de leitura e escrita;
  • O aluno com distúrbios de leitura e escrita: autoestima, motivação e família;
  • Alfabetização, letramento e consciência fonológica;
  • Dislexia e distúrbios de leitura e escrita: implicações para a prática pedagógica;
  • Recursos didáticos, jogos e brincadeiras no atendimento ao aluno disléxico e com distúrbios de leitura e escrita.

Módulo: Metodologia de Pesquisa e Didática de Aula (30h)

  • Metodologia do Trabalho Científico;
  • Projeto de Pesquisa;
  • Prática do Ensino Superior.

Coordenação

Mônica Pereira possui graduação em Pedagogia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre (2011) e doutora (2016) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - PPGE/UFSCar. Atua no ensino superior desde 2010. É coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEAD e também do curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Araraquara - Uniara.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9657694246508397

Inscrição/Matrícula

Investimento (opções)

  • 18 parcelas de R$ 239,00
  • 20 parcelas de R$ 219,40
  • 22 parcelas de R$ 203,37
  • 24 parcelas de R$ 190,01
  • 1 parcela de R$ 3871,80
  • 6 parcelas de R$ 681,15


Ligue 0800 55 65 88 para ter mais informações sobre descontos.

Vencimento das parcelas (exceto a matrícula) a partir de 15/02/2018.

Inscreva-se

Bolsas de Estudo

  • Descontos para ex-alunos da Uniara;
  • Descontos para funcionários (e dependentes) de entidades conveniadas;
  • Unibolsa - Programa de Bolsas da Uniara.

Confira aqui a relação da empresas conveniadas.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

Deixe sua mensagem abaixo:


Utilizamos o RECAPTCHA como medida de segurança no envio de mensagens através do nosso site. Caso você tenha dúvidas sobre a utilização desse sistema, clique aqui e saiba mais sobre o RECAPTCHA.
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cursos/ead/pos-graduacao/dislexia-e-os-disturbios-de-leitura-e-escrita-trabalho-docente-e-inclusao-escolar/