/cursos/ead/pos-graduacao/deficiencia-auditiva-e-libras-trabalho-docente-e-inclusao-escolar/ 57 582 Deficiência Auditiva e LIBRAS: Trabalho Docente e Inclusão Escolar Pós-Graduação

Formação: lato sensu

Modalidade: EAD

Próxima turma: Janeiro/2018

Deficiência Auditiva e LIBRAS: Trabalho Docente e Inclusão Escolar

O Curso

De acordo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a n. 9.394/96, a Educação Especial caracteriza-se como modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Assim, a rede pública de ensino deve acolher esses alunos, inserindo-os no convívio com as outras crianças e oferecendo-lhes as mesmas oportunidades de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, o aluno com surdez passa a integrar as instituições regulares de ensino. Assim também a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – passa a ser obrigatória na formação inicial dos professores a partir do decreto 5626, de 22 de dezembro de 2005.

Considerando as especificidades do trabalho com os alunos com surdez, entre elas o domínio da LIBRAS, o curso Deficiência auditiva e LIBRAS: trabalho docente e inclusão escolar busca especializar os profissionais da área da educação para a atuação com os alunos com surdez, contemplando conhecimentos necessários ao trabalho docente, de modo a subsidiar ações eficazes que podem contribuir para cumprimento efetivo da proposta da inclusão no âmbito escolar.

Mercado de Trabalho

O docente nem sempre está preparado para lidar com uma situação que foge daquilo que é considerado “normal” no ensino. A inclusão das crianças portadoras de deficiência auditiva na rede regular de ensino coloca-se como um desafio recente da atuação desse profissional. Cada vez mais, é necessário que o professor se prepare para atuar neste quadro que merece uma atenção especial, já que a escola é o lugar do desenvolvimento pleno da cidadania e do respeito à diversidade.

O curso é uma oportunidade de complementação à formação inicial (graduação), preparando o estudante para atuação no ensino superior. Contribui ainda para a progressão e aumento salarial na carreira profissional e contagem de pontos em concursos públicos. Oferece-se aos profissionais um diferencial no mercado de trabalho, cada vez mais exigente: uma possibilidade de atualização, aperfeiçoamento e evolução na carreira tanto acadêmica quanto profissional na área da Educação.

Público-alvo: Graduados em Pedagogia, Graduados em Licenciatura Plena em outras áreas do conhecimento, além de outros profissionais graduados e interessados na área.

Conteúdo Programático

 Módulo: Trabalho Docente na sala de aula e seus aspectos constituintes (110h)

  • Unidade 1: Abordagens teóricas dos processos de ensino e aprendizagem;
  • Unidade 2: A didática e o currículo na organização do trabalho docente;
  • Unidade 3: Planejamento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem;
  • Unidade 4: A diversidade na sala de aula: o papel do professor na educação inclusiva;
  • Unidade 5: As pesquisas sobre trabalho docente e suas contribuições;
  • Unidade 6: A importância da formação continuada do educador no contexto atual.

Módulo: Trabalho docente e educação inclusiva (110h)

  • Unidade 1: Direitos da Criança e do Adolescente;
  • Unidade 2: A escola na perspectiva inclusiva;
  • Unidade 3: As dificuldades de aprendizagem e as barreiras socioeducativas;
  • Unidade 4: O desenvolvimento neuropsicomotor;
  • Unidade 5: Identificando as deficiências de aprendizagem;
  • Unidade 6: Conceituando problemas, dificuldades e distúrbios de aprendizagem;
  • Unidade 7: O professor em uma escola para todos: desafios da atualidade.

Módulo: Deficiência auditiva/surdez e LIBRAS (110h)

  • Unidade 1: Deficiência auditiva/surdez: aspectos do desenvolvimento biopsicossocial;
  • Unidade 2: Educação da criança surda: do oralismo ao bilinguismo;
  • Unidade 3: O atendimento educacional especializado para os alunos com surdez;
  • Unidade 4: Prática pedagógica inclusiva e avaliação do aluno com surdez;
  • Unidade 5: Aquisição de linguagem pela criança com surdez;
  • Unidade 6: Recursos tecnológicos e audiovisuais no atendimento ao aluno com surdez;
  • Unidade 7: LIBRAS I – Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Formação dos sinais e alfabeto datilológico);
  • Unidade 8: LIBRAS II – Gramática da LIBRAS;
  • Unidade 9: LIBRAS III - Formação de frases e diálogos em LIBRAS;
  • Unidade 10: LIBRAS IV – Vocabulário básico;
  • Unidade 11: O Intérprete de LIBRAS: aspectos históricos, éticos e profissionais.

Módulo: Metodologia de Pesquisa e Didática de Aula (30h)

  • Unidade 1: Metodologia do Trabalho Científico;
  • Unidade 2: Projeto de Pesquisa;
  • Unidade 3: Prática do Ensino Superior.

Coordenação

Mônica Pereira possui graduação em Pedagogia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre (2011) e doutora (2016) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - PPGE/UFSCar. Atua no ensino superior desde 2010. É coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEAD e também do curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Araraquara - Uniara.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9657694246508397

Inscrição/Matrícula

Investimento (opções)

  • 18 parcelas de R$ 239,00
  • 20 parcelas de R$ 219,40
  • 22 parcelas de R$ 203,37
  • 24 parcelas de R$ 190,01
  • 1 parcela de R$ 3871,80
  • 6 parcelas de R$ 681,15


Ligue 0800 55 65 88 para ter mais informações sobre descontos.

Vencimento das parcelas (exceto a matrícula) a partir de 15/02/2018.

Inscreva-se

Bolsas de Estudo

  • Descontos para ex-alunos da Uniara;
  • Descontos para funcionários (e dependentes) de entidades conveniadas;
  • Unibolsa - Programa de Bolsas da Uniara.

Confira aqui a relação da empresas conveniadas.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

Deixe sua mensagem abaixo:


Utilizamos o RECAPTCHA como medida de segurança no envio de mensagens através do nosso site. Caso você tenha dúvidas sobre a utilização desse sistema, clique aqui e saiba mais sobre o RECAPTCHA.
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cursos/ead/pos-graduacao/deficiencia-auditiva-e-libras-trabalho-docente-e-inclusao-escolar/