/cursos/ead/pos-graduacao/analise-do-discurso-em-publicidade-e-propaganda/ 110 400 Análise do Discurso em Publicidade e Propaganda Pós-Graduação

Formação: lato sensu

Modalidade: EAD

Próxima turma: Agosto/2017

Análise do Discurso em Publicidade e Propaganda

O Curso

As origens da Análise do Discurso como campo das ciências humanas se encontram na França da década de 1950, com os trabalhos do pensador Michel Pêcheux, que levaram à publicação de l’Analise Automatique Du Discour, texto que se encontra na base da área de pesquisa.

Nos últimos 50 anos, essa ferramenta de análise evoluiu e, como é típico de qualquer real evolução, dividiu-se em variantes, vertentes teóricas que concordam ou discordam de determinados aspectos e procedimentos de análise. No entanto, há determinados pontos pacíficos que podem ser entendidos como intersecções teóricas entre as vertentes, entre os quais a ideia de que todo discurso, independentemente de sua natureza, carrega em si uma construção de sentido, uma tentativa de persuasão que pode ser mais ou menos explícita dependendo de suas intenções. É essa característica que faz do discurso a maior arma de persuasão e convencimento conhecida pelo homem.

Essa base teórica, que passará pelos principais nomes da Análise do Discurso na França, fará também incursões pontuais por outros campos da filosofia da linguagem, como a teoria do Dialogismo Bakhtiniano e algumas de suas implicações, sempre com o intuito de apresentar um panorama coerente acerca das trocas ideológicas presentes em nosso cotidiano discursivo.

O curso de especialização em Análise do Discurso em Publicidade e Propaganda tem o foco voltado à área de comunicação, encarando a Publicidade e a Propaganda como vias de transmissão de um discurso carregado de sentido, que visa a persuadir um público específico.

Mercado de Trabalho

Para qualquer profissional da comunicação, a Análise do Discurso constitui um campo de conhecimentos de ampla utilidade e aplicabilidade. Para o profissional de Publicidade e Propaganda, ela constitui um conjunto de ferramentas de trabalho quase que indispensável. Tanto a Publicidade quanto a Propaganda lidam diretamente com as hierarquias de valor do indivíduo, seus desejos, suas ideologias, seja redimensionando, reorganizando ou mesmo reconstruindo esses valores.

Nesse contexto, a Análise do Discurso, aliada a outras modernas teorias da comunicação social, tais quais o Dialogismo de Mikhail Bakhtin e a Nova Retórica de Chaim Perelmann, vem complementar a formação do profissional com um arcabouço amplo e prático de instrumentos de construção de sentidos e ideias. . Esse conteúdo, devidamente absorvido, dará ao profissional de comunicação um olhar analítico e atento às astúcias da enunciação de ideologias implícitas em discursos.

Conteúdo Programático

Módulo: Introdução à Teoria da Comunicação (110h)

  • Unidade 1: Linguística Geral Saussureana;
  • Unidade 2: Tópicos do Formalismo Russo;
  • Unidade 3: Tópicos do Pensamento de Mikhail Bakhtin;
  • Unidade 4: Introdução à Escola de Frankfurt.

Módulo: Introdução à Análise do Discurso (110h)

  • Unidade 1: História da Análise do Discurso;
  • Unidade 2: Aspectos do Processo Gerativo;
  • Unidade 3: Pêcheux e Foucault;
  • Unidade 4: Tópicos Específicos da Análise do Discurso.

Módulo: Análise do Discurso Aplicada à Publicidade (110h)

  • Unidade 1: Discursos Publicitários;
  • Unidade 2: Discursos da Propaganda;
  • Unidade 3: Ethos, Imagem e Identidade Corporativa.

Módulo: Metodologia de Pesquisa e Didática de Aula (30h)

  • Unidade 1: Metodologia do Trabalho Científico;
  • Unidade 2: Projeto de Pesquisa;
  • Unidade 3: Prática do Ensino Superior.

Coordenação

Profa. Dra. Bruna Longo Biasioli

Graduada em Letras, mestre e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP de Araraquara. Já ministrou aulas para o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pré-Vestibular e Ensino Técnico, em instituições públicas e particulares.

Atualmente, além de coordenadora dos cursos de especialização em Linguística, é docente e redatora de textos da Uniara e tutora de cursos de pós-graduação em Língua Portuguesa na UNICAMP. Possui publicações e participações em eventos nacionais e internacionais relacionados à área de Letras. 

Email: blbiasioli@uniara.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2380441004479596

Inscrição/Matrícula

Investimento (opções)

  • 18 parcelas de R$ 329,00
  • 20 parcelas de R$ 302,02
  • 22 parcelas de R$ 279,95
  • 24 parcelas de R$ 261,56
  • 1 parcela de R$ 5329,80
  • 6 parcelas de R$ 937,65


Ligue 0800 55 65 88 para ter mais informações sobre descontos.

Vencimento das parcelas (exceto a matrícula) a partir de 15/09/2017.

Inscreva-se

Bolsas de Estudo

  • Descontos para ex-alunos da Uniara;
  • Descontos para funcionários (e dependentes) de entidades conveniadas;
  • Unibolsa - Programa de Bolsas da Uniara.

Confira aqui a relação da empresas conveniadas.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

Deixe sua mensagem abaixo:


Utilizamos o RECAPTCHA como medida de segurança no envio de mensagens através do nosso site. Caso você tenha dúvidas sobre a utilização desse sistema, clique aqui e saiba mais sobre o RECAPTCHA.
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cursos/ead/pos-graduacao/analise-do-discurso-em-publicidade-e-propaganda/