Ciclo de Minicursos de Cristalografia

Instrutores e Palestrantes

Ciclo de Minicursos de Cristalografia

Instrutores e Palestrantes

Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Alexandre Cuin

É professor de Química Inorgânica da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, desde janeiro de 2009. Graduado em Bacharel em Química Tecnológica - UNESP/Araraquara-SP, onde fez mestrado e doutorado em Química Inorgânica, com ênfase em Bio-Inorgânica. Desde 2006, vem desenvolvendo pesquisa em complexos metálicos envolvendo os íons de prata, ouro, paládio, platina e vanádio com ligantes S-, N-, O- doadores para fins biológicos. De abril de 2013 a março de 2014 fez um pós-doutoramento com bolsa do CNPq na Itália com o Prof. Norberto Masciocchi na Universidade Insubria. Desde então, vem trabalhando também na área de cristalografia, especificamente na determinação e refinamento de estruturas cristalinas a partir de dados de difração de raios X por amostras policristalinas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6517745478286590

Instituto de Química - Unesp - Araraquara/SP

Carlos de Oliveira Paiva Santos

É professor de Física no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista em Araraquara. Trabalha desde 1987 com o método de Rietveld e desde 1994 é co-autor do programa da série ‘DBWS...’, de refinamento de estruturas pelo método de Rietveld (descontinuado desde 2003), largamente utilizado em todo o mundo. Desde 1996, ministrou mais de 40 cursos de extensão universitária relacionados a policristais, sendo a maioria sobre o método de Rietveld. Ministra regularmente cursos de pós-graduação de cristalografia de policristais e método de Rietveld, nos programas de pós-graduação em Química do Instituto de Química - UNESP, Araraquara (SP) e de Ciência e Tecnologia de Materiais (PosMat). Tem publicado e realizado palestras mostrando potencialidades do MR e aplicações. Concluiu o doutorado em 1990 realizando análises estruturais e quantitativas de fases com o uso do método de Rietveld. Em 1988 apresentou, no XI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, juntamente com a Profa. Y. P. Mascarenhas, o seu primeiro trabalho com o MR, onde foi realizado a análise quantitativa de fases em cerâmicas PZT. Orientou ou co-orientou 11 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado, em que o método de Rietveld foi aplicado. Publicou 128 artigos em periódicos especializados, sendo a grande maioria sobre policristais. Em 2007 voltou seus estudos para a área de fármacos, em que orienta duas teses de doutorado, visando à aplicação dos métodos PDF, Rietveld, Rietveld/PONKCS e refinamentos paramétricos na caracterização de fármacos e seus polimorfos. Três teses de doutorado e 3 dissertações de mestrado foram concluídas nesse tema. Atualmente, está direcionando os esforços à divulgação da cristalografia no Brasil, organizando cursos para alunos de pós-graduação e colaboradores de indústrias e empresas de consultoria.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6963447973536648

Diego Luiz Tita

Graduou-se em Licenciatura em Química no Instituto de Química - Unesp em 2011. Concluiu o mestrado no Programa de pós-graduação em Química do Instituto de Química-Unesp em 2014. Atualmente trabalha como técnico em microscopia eletrônica de varredura e de feixe duplo no Laboratório de Microscopia Avançada (LMA) e cursa o doutorado em Química, também no programa de pós-graduação em Química do Instituto de Química-Unesp, Araraquara-SP. Desde a iniciação científica, orientado pelo Prof. Dr. Carlos de Oliveira Paiva Santos e pela Dra. Selma Gutierrez Antonio, desenvolve trabalhos voltados para a identificação e quantificação de fases cristalinas presentes em medicamentos sólidos, através do método de Rietveld com dados de difração de raios X. No doutorado, o objeto de estudo são as formas polimórficas da espironolactona onde, através de recristalizações e ensaios de DRX por temperatura variável, aplicados ao refinamento de Rietveld paramétrico, visa a um melhor entendimento das transições deste fármaco. Como parte de seu trabalho de doutorado, está implementando o método de refinamento paramétrico com o Topas e Topas Academic no Laboratório de Cristalografia de Policristais do IQ-Unesp, e desenvolvendo metodologia de criar “input file” usando planilhas Excel e LibreOffice-Calc para esses refinamentos. No curso de refinamentos paramétricos essas planilhas serão apresentadas aos participantes.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6435472819614381

Jorge Manuel Vieira Capela

É Professor Assistente Doutor do Instituto de Química da UNESP em Araraquara, SP, na área de Matemática Aplicada e Probabilidade e Estatística Aplicada, atuando nos seguintes temas: Regressão Linear e Não-Linear, Regressão Complexa e Métodos Matemáticos Aplicados à Cinética Não-Isotérmica. Doutor em Biotecnologia pelo Instituto de Química da UNESP com a tese intitulada: Análise de modelos de regressão não-linear aplicados ao estudo eletroquímico da corrosão em materiais metálicos de interesse biotecnológico e Mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da UNESP com a dissertação Polinômios ortogonais associados às distribuições log-normais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8087755201222731

Julia Sawaki Tanaka

É professora de Computação e Matemática no Instituto de Química da UNESP de Araraquara. Licenciada em Matemática pelo Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da UNESP de São José do Rio Preto, mestre em Ciências de Computacão e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos e doutora em Física Computacional pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP de São Carlos. Atua na área de Ciências de Computação, com ênfase em desenvolvimento de ferramentas computacionais. Atualmente desenvolve junto ao grupo de Cristalografia de Policristais do Instituto de Química da UNESP de Araraquara, programas para auxiliar na identificação de fases em materiais policristalinos. Um dos programas é o JSTXRD, disponível nas páginas do LabCACC: http://labcacc.com.br/wordpress/jst-xrd/ e http://labcacc.iq.unesp.br/jst-xrd/.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4863740609557657

Marisa Veiga Capela

Possui graduação em Matemática (Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e graduação em Química (Licenciatura) pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP), mestrado em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Físico-Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é professor assistente doutor do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Matemática Aplicada e Estatística, com ênfase em Métodos Matemáticos e Estatísticos Aplicados a Processos Físicos, Químicos e Ciências da Saúde.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2105396012022450

Selma Gutierrez Antonio

Trabalha com o método de Rietveld desde 1999, quando iniciou a iniciação científica no Instituto de Química da UNESP, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos O. Paiva-Santos. Em seu trabalho de mestrado sintetizou compostos de estrutura tipo espinélio pela rota de combustão, e os caracterizou usando raios X de anodo de cobre e de síncrotron, esse último devido ao contraste causado pelo espalhamento ressonante. Um exemplo do tutorial do curso online de método de Rietveld com o GSAS (NiFe2O4) foi retirado de sua dissertação. Em seu trabalho de doutorado realizou análises de fármacos (matérias primas e comprimidos), usando o método de Rietveld, de Pawley e de Le Bail. Desde o ano 2000 tem auxiliado nos cursos de método de Rietveld ministrados pelo LabCACC, além de ministrar aulas particulares de método de Rietveld para colaboradores de indústrias. Atualmente tem se dedicado a escrever um livro sobre aplicações da difração de raios X na área de fármacos, juntamente com o Prof. Dr. Carlos de Oliveira Paiva Santos, além de colaborar na divulgação da cristalografia no Brasil através de muitos dos cursos ministrados pelo LabCACC.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0066221022421420


Apoio

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cristalografia/instrutores-palestrantes/