reportagem

Para médico especialidade que trata dos rins ainda é pouco conhecida

Repórter: DANIEL MARTINS CASIMIRO

O médico Antônio Cesar P. De Cillo, mestre em Nefrologia e professor na Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUCAMP)de Campinas(SP) informa que a especialidade que trata dos rins ainda é pouco conhecida no Brasil.

A Nefrologia, parte da medicina pouco conhecida pela população, é responsável pela saúde do sistema urinário humano principalmente o rim.

O Nefrologista, médico dessa área, cuida do tratamento clínico das doenças que atingem os rins, a bexiga e todos os órgãos envolvidos nesse sistema. Ele tem a função de fazer o diagnóstico do paciente a tempo para que a cura seja possível apenas com remédios e tratamentos mais leves e que não necessitem cirurgia e nem de hemodiálise.

De Cillo explica que só no Brasil são mais de 1 milhão de pessoas com doenças renais e que, muitas vezes, não procuram assistência médica por não conhecerem os sintomas e, com isso, aproximadamente 15 mil pessoas morrem todo ano no Brasil. “A falha no funcionamento dos rins pode ser refletida em nossa pele, cabelo, na urina, energia e em várias partes do corpo, por isso existem várias formas de perceber os sintomas” – explica o médico.

Segundo ele, alguns sintomas podem ser detectados facilmente se as pessoas tiverem um pouco de informação sobre a doença e alguns desses sintomas são: apresentação da coloração da urina diferente do amarelo claro, sanguinolenta ou amarelo muito escuro ou quando ao urinar surgir grande quantidade de espuma, ou então, dor em cólica com ou sem eliminação de cálculo.

De Cillo ainda explica que pacientes que necessitam da Rede Pública para conseguir tratamentos renais ainda sofrem com a escassez de vagas para esse tipo de tratamento, por outro lado o número de clínicas especializadas em rins cresce a cada ano no Brasil.

Nefrologista ou Urologista?

Outro assunto citado por De Cillo é que muitas pessoas confundem Nefrologista com Urologista. “É importante separar a Urologia da Nefrologia que é uma especialidade puramente clínica que cuida apenas de alguns distúrbios ligados à função renal defeituosa ou ausente, já a Urologia é uma especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e tratamento das enfermidades congênitas e adquiridas”, finaliza o médico.

Ver Lista Completa >>>


© 2014 - Uniara - Centro Universitário de Araraquara