reportagem

Programa instala energia elétrica gratuitamente na zona rural de Pirangi

Repórter: NATÁLIA DOS SANTOS PIROLA

O Programa "Luz para Todos" chegou ao município de Pirangi (SP) para beneficiar as famílias que vivem na zona rural, com eletricidade gratuita.

O Programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural.

Segundo a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), o programa tem facilitado a integração das iniciativas públicas no meio rural, tanto no que diz respeito aos programas sociais e ações de atendimento de serviços básicos quanto às políticas de incentivo à agricultura familiar, aos pequenos produtores e comerciantes locais.

“O objetivo do programa é que o acesso à energia elétrica contribua para a diminuição da pobreza e aumento de renda das famílias atendidas,” afirma a assessoria de imprensa da CPFL.

Para o vereador Roque Donizete Câmara (PT), que contribuiu com a implantação do Programa no município, o “Luz para Todos” ajuda reduzir o êxodo rural e, principalmente, a melhorar a qualidade de vida da população rural pirangiense, que agora tem a possibilidade de adquirir eletrodomésticos de necessidade básica e oferecer educação de qualidade aos filhos através da distribuição gratuita de eletricidade para uma população que possui poucos recursos financeiros.

“A implantação do Programa em nosso município transformou a minha vida e da maioria das pessoas que vivem no campo. Agora podemos assistir televisão, tomar banho quente, comprar um computador para nossos filhos estudarem melhor, coisas simples, mas que não podíamos ter porque não tínhamos acesso à energia elétrica,” explica Maria Serafina Martoneto, uma das beneficiárias do programa.

Em Pirangi, sete famílias já foram beneficiadas (Sítio Tabarana, Santa Luzia, São José, Santo Antonio e Queiroz) e outras aguardam a instalação.

Para se cadastrar, os consumidores que ainda não têm energia elétrica em casa devem se dirigir à distribuidora que atende a região para fazer seu pedido de instalação. O pedido será incluído no Programa de obras das distribuidoras e atendido de acordo com as prioridades estabelecidas pelo Comitê Gestor Estadual (CGE). A instalação também é gratuita.

Ver Lista Completa >>>


© 2014 - Uniara - Centro Universitário de Araraquara