reportagem

Igreja Matriz de São Bento recebe iluminação

Repórter: JULIANA MARIA PAGANELLI

A Igreja Matriz de São Bento, localizada no centro de Araraquara(SP) ganhou nova iluminação.A iniciativa faz parte do Bulevar Cultural, que inclui também a restauração do Palacete São Bento, que já esta em fase de obras, e da Casa da Cultura.

O projeto do Bulevar Cultural vem sendo discutido há quatro meses por uma equipe de arquitetos, técnicos e historiadores.

A primeira fase do projeto, nomeado de Lunimotécnica, visa um novo sistema de iluminação para a cúpula da Igreja, troca de postes, instalação de projetores e colocação de réplicas de postes em estilo colonial.

Na cúpula da Igreja, estão sendo instalados 12 projetores, 700 metros de cabo e 220 m eletroduto. Testes já deixam a cúpula da Matriz visível de pontos distantes da área central.

Na praça, serão instalados seis postes coloniais trabalhados em ferro fundido com lâmpadas de 150 W metálicas, que ficaram na frente da praça, onde estão os pontos de ônibus e 14 projetores com lâmpadas verdes de 250 W para o destaque da vegetação.

Também serão instalados 24 postes curvos na parte superior de 5,4 metros de altura produzidos especialmente para a obra com luminárias modernas e lâmpadas de 150 W metálicas envoltas em um globo blindado de policarbonato, que ficaram na parte da frente da Igreja.

Estão previstas também 19 luminárias nos postes já existentes na parte posterior da Igreja com lâmpadas de 150 W metálicas e 1.700 metros de cabo.

Com o intuito de deixar o local mais parecido e com o glamour que tinha nos anos 40, que segundo a comissão de estudos para o restauro da praça foi o auge do local, essa fase do projeto foi baseada em uma profunda pesquisa, que recolheu relato de moradores antigos da cidade, fotos antigas e documentos vindos do Rio de Janeiro e São Paulo.

Nessa época, o local tinha presença constante dos moradores da cidade que lá, se reuniam com os amigos, famílias e namorados.

O serviço de iluminação da Praça Matriz está sendo realizado pela empresa DDE Ltda., que venceu a licitação por R$140mil e terá o prazo de 15 dias para conclusão, porém o trabalho pode demorar um pouco mais por causa dos detalhes do serviço.

A Igreja começou ser construída no século XIX, e teve apoio fundamental de Antonio Lourenço Corrêa. Para a sua construção, a opinião dele foi decisiva e seu dinamismo contribuiu muito para a construção do sonho da comunidade católica.

Umas das últimas obras com sua iniciativa e estreita contribuição foi exatamente na praça da Matriz, onde em 1917, ergueu um obelisco em frente à Igreja, em comemoração ao centenário do primeiro batizado em Araraquara.

Ver Lista Completa >>>


© 2014 - Uniara - Centro Universitário de Araraquara