Ageuniara

Oficina Cultural de São Carlos retoma atividades

Por: TATHIANE FÁTIMA SOUSA

21/03/2018

A antiga Oficina Cultural de São Carlos, renomeada atualmente como CEMAC (Centro Cultural de São Carlos) recomeçou suas atividades em 12 de maio de 2017 e continua oferecendo oficinas para a população são-carlense com recursos municipais, atendendo desde o público infantil até a terceira idade.

No final de 2016, após uma decisão do Estado, as oficinas culturais do interior e litoral de São Paulo encerraram suas atividades devido às dificuldades financeiras encontradas e a redução de gastos.    

Carlos Alberto Caromano, atual chefe e agente de difusão cultural explicita as dificuldades financeiras. “No ano de 2012, o orçamento deixado pelo antigo prefeito era de quase R$ 3 milhões, porém, como este recurso não foi usado acabou reduzido pela legislação. Em 2016 o orçamento caiu para meio milhão. O orçamento da Cultura é um orçamento muito reduzido”, afirma ele.

Caromano menciona que, com a nova administração não houve exclusão de oficinas, houve o privilégio de algumas atividades neste primeiro momento, após a retomada e outros serão beneficiados em um segundo momento. “A retomada do trabalho cultural é direito da população, a cultura é uma obrigação do poder público, é um direito do cidadão”, relata.

A maior diferença do Centro Cultural em relação à antiga Oficina, além do custo menor é a gestão organizacional. “A Oficina era administrada pela ONG POIESIS (Organização Social de Cultura), parceira do Governo do Estado de São Paulo. Escolas particulares de música da cidade tinham direito de realizar apresentações gratuitamente no espaço da Oficina. Hoje, o órgão é municipal e só pode atender escolas e órgãos públicos”, expõe Caromano.

Dentre as oficinas oferecidas atualmente, são disponibilizadas as de circo, trabalhos manuais, fantoches, fotografia, samba rock, teatro e dança. O projeto permanente “Projeto Dançar”, antes executado pela Oficina e agora oferecido pelo Centro Cultural, atende quase 700 crianças.

Para Nana de Souza Ekman Simões, aluna de dança contemporânea e circo, as aulas atualmente são melhores e a estrutura do local está mais satisfatória. “Gosto muito das atividades, percebi que a minha saúde, articulações e flexibilidade melhoraram bastante com as aulas”, completa Nana.

Entre os planos futuros estão fortalecer a grade de oficinas e atividades nas praças, como “Projeto Circuito Arena”, de musicalização, aos domingos à tarde, e as apresentações circenses nas escolas públicas municipais da região.

 As atividades culturais são realizadas no Centro Cultural, localizado na Rua São Paulo, nº 745 – Centro, São Carlos/SP e também no Céu das Artes “Emílio Manzano”, bairro São Carlos VIII. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

 

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/