Ageuniara

Oficina atende 70 meninas em situação de vulnerabilidade

Por: JULIANA MARÇOLA ANGELO

07/03/2018

O Centro Cultural e Assistencial Oficina das Meninas é uma organização sem fins lucrativos que atua desde janeiro de 2004 na cidade de Araraquara. Fundada em 2002 por Adélia Bellodi Prevato, a Oficina atende hoje cerca de 70 meninas, divididas entre os períodos da manhã e tarde. A entidade oferece atividades como oficinas de dança, música, teatro, educação física e oficina de valores, na qual aprendem sobre valores morais e espirituais, e como devem se comportar em seu dia a dia.

Segundo Angela Cristina de Oliveira, coordenadora do projeto, o principal objetivo da Oficina é formar mulheres cidadãs. “Educamos para formar mulheres que tenham conhecimento de seus direitos e deveres, que tenham suas profissões e rendas sem depender da figura masculina. Não temos o interesse de formar bailarinas, atrizes. O nosso objetivo é formar mulheres prontas para enfrentar o mundo”. Um dos critérios para fazer parte da Oficina das Meninas é apresentar uma situação de vulnerabilidade, seja ela social, econômica ou física. “Normalmente todas elas apresentam uma vulnerabilidade econômica que leva às outras. Então é a falta de dinheiro, a falta de comida, familiares que se envolvem com tráfico. Tudo isso leva a outras situações de risco”, comenta Angela.

O CCAOM conta com uma equipe de profissionais atuando como educadores sociais. A professora de educação de valores, Vanda Aparecida Gobbo, comenta que em suas aulas trabalha com livros, músicas, rodas de conversa e acontecimentos reais e atuais na vida das próprias meninas. “Discutimos e desenvolvemos os valores morais das meninas através dessas reflexões.”

Angela conta como é feita a montagem das apresentações, que acontecem no final do ano. “Iniciamos os trabalhos no começo do ano com a definição do tema e começamos a trabalhar com elas. A apresentação do final do ano é o resultado de um ano de trabalho. A partir das necessidades delas nós elencamos uma série de questões que levam a uma discussão sobre o assunto”. Esse ano o tema é “Nosso Tempo”, que pretende fazer uma reflexão sobre o cenário político atual, as relações via internet, a banalização de casos sérios e a valorização do “ter” e não “ser”. “É uma relação entre todos os educadores, cada um trabalhando na sua área dentro desse tema e que afunila no espetáculo do final do ano”, completa Vanda.

Lorena Mirella de Melo Oliveira e Aline Cardoso Luz, ambas com 14 anos de idade, são alunas da Oficina e contam que o projeto representa uma segunda casa. “Me ajudou muito, é praticamente uma parte da minha vida. Estou aqui desde os 5 anos e foi aqui que aprendi como me portar nos lugares”, comenta Lorena.  “Só eu sei o tanto que eu aprendi aqui. Os valores e o conhecimento que eu tenho, aprendi aqui. É uma segunda casa pra mim. Ano que vem terei que sair para seguir os estudos, por isso quero aproveitar ao máximo cada segundo”, completa Aline.

A Universidade de Araraquara – UNIARA colabora com o projeto oferecendo apoio financeiro, patrocínios e doações de campanhas realizadas por alunos. A analista de recursos humanos da Universidade, Jussara Borges, é, também, umas das diretoras da Oficina e, segundo ela, o envolvimento da Uniara é grande. “O professor Luis Felipe Cabral Mauro se sensibiliza muito com situações como essa e promove diversas ações sociais no município. A Uniara se envolve com muita coisa na sociedade, especialmente na cidade de Araraquara”, afirma Jussara.

“Para ser voluntário do projeto, o ideal é vir aqui e apresentaremos a instituição. Se a pessoa já tiver um projeto pronto é melhor. É importante tirarmos dela aquilo que ela faz bem e pode contribuir com isso”, explica Angela.

O horário de funcionamento da Oficina é das 8 às 16h30 e o telefone para contato é o (16) 3322-6232.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/