Ageuniara

A importância do estágio na formação profissional

Por: CAROLINA GOMES DE FARIA

07/11/2017

Apesar de em alguns cursos o estágio não ser uma prática obrigatória, é de extrema importância, pois permite que o estudante vivencie na prática o que aprende em sala de aula. Por melhores que sejam os professores, há situações que o estudante só conseguirá lidar, estando inserido no mercado de trabalho.

A estudante de jornalismo, da Universidade de Araraquara (UNIARA), Évelin Nogueira, de São Carlos (SP), explica que com o estágio ela põe em prática toda a teoria que aprende em sala. Ela fala também que com o estágio passa a fazer ligações do seu dia a dia no trabalho com a sala de aula, o que ajuda no seu desempenho na classe.

O professor Samuel Gatti Robles, que é supervisor de estágio na UNIARA, fala que é de extrema importância que o aluno faça estágio, pois, segundo ele, é uma experimentação da prática profissional. "No estágio, o aluno é posto para atuar em uma das funções da sua área para que ao final do curso esteja preparado para o mercado profissional", observa.

Robles fala que desde de 2012, quando começou supervisionar estágios, tem uma experiência muito boa, pois muitos dos estagiários, antes mesmo do término do estágio, acabaram encontrando oportunidades de empregos ou, até mesmo, outros estágios em uma função diferente, que segundo ele, é importante, pois o estudante acaba tendo experiências em diversas partes da área do curso.

Julia Tavares, de Araraquara (SP), que também é estudante de jornalismo e estagiária na UNIARA, acha importante o estágio, pois é uma forma de se preparar e se introduzir no mercado de trabalho, pois a maioria das empresas pede experiência.

O crescimento profissional que os estudantes atingem ao fazer estágio é de extrema importância para a sua formação na faculdade e para o seu desempenho profissional, por isso, é preciso que os alunos de interessem em estagiar durante a graduação.

Publicada em 07/11/2017 às 21h19.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/